Anúbis é o antigo deus egípcio da morte e dos doentes.
Mas não é só isso ele também é considerado o deus do submundo.
Era o guardião das necrópoles e das tumbas.
era sócio de Maat a deusa da justiça.
Os egípcios acreditavam que quando alguem morria viajavam pelo corredor dos mortos. e lá Anúbis pesava o seu coração contra a pluma de Maat, se o coração pesasse mais do que a pluma, ele era comido pelo demônio.

História

Anúbis é filho de uma união extraconjugal entre Nephtys e Osíris, onde a primeira, esposa do terrível deus Set, se passou por Ìsis, a verdadeira esposa de Osíris para poder desfrutar de seu amor incondicional. Temendo a vingança cruel de Seth ao descobrir sobre sua gravidez, Néftis escondeu o bebê Anúbis em um pântano, onde mais tarde Ísis, sua tia, o encontra e cria longe do alcance maléfico de seu tio.
Após seu pai Osíris ser despedaçado pelo irmão, Anúbis embalsamou o corpo o tornando a primeira múmia e se tornando o deus do embalsamento. Os sacerdotes de Anúbis, chamados "stm", usavam máscaras de chacais durante os rituais de mumificação. Anúbis é uma das mais antigas divindades da mitologia egípcia e seu papel mudou à medida que os mitos amadureciam, passando de principal deus do mundo inferior a juiz dos mortos, depois que Osíris assumiu aquele papel.
Durante os rituais de mumificação seus sacerdotes usavam mascaras de chacais em honra ao deus.